UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CONTA COM ATENDIMENTO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS E COMPLEMENTARES

A Unidade Básica de Saúde conta a partir desta semana com atendimento de PICs – Práticas Alternativas e Complementares. O PICs são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

Em Celso Ramos será atendido através da enfermeira acupunturista Gabriela de Mattia, onde será feito os seguintes serviços: acupuntura (se baseia na estimulação de pontos do corpo com agulha, ou calor, a fim de restaurar e manter a saúde); auriculoterapia (técnica que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas); ventosas (aplicação de ventosas na pele que provoca uma pressão negativa a fim de tratar doenças, relaxar a musculatura e drenar o sangue); e moxabustão (aquece os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais aliviando dores musculares e diminuindo cólicas renais e menstruais).

Os atendimentos serão nas segundas-feiras e terças-feiras no período da tarde na UBS Central. Para a realização dos procedimentos é necessário o encaminhamento médico ou da enfermagem.

A Administração Municipal enfatiza que as PICS podem trazer diversos benefícios para a saúde e por pensar na qualidade de vida do cidadão Celsoramense foi implantada esse novo atendimento em nosso município.