Histórico

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

Origem: Em 1934 chegaram as primeiras familías que construíram uma casa e deram o nome de Acampamento, próximo a hoje cidade. Estas famílias foram: Ernesto Comim, Ricieri Comim e Francisco Grassi, João Ambrósio, Máximo Ambrósio, Almarino Suppi, Angelo Primo Grassi. Em 25 de janeiro de 1936 foi construída a primeira capela, passando a ser chamada de Capela São Paulo Apóstolo, que deu o nome à localidade de Colônia São Paulo. As dificuldades eram muitas, principalmente no abastecimento de viveres. Mas, com o passar dos tempos foram superadas.

 Colonização: A colonização se deu em 1936, quando foram sendo adquiridas as primeiras áreas de terras. Ano em que outros moradores, parentes dos aqui existentes, partiram de suas terras de origem, Criciúma, Urussanga e de suas adjacências, vieram em busca de melhores condições de vida: pois, dizia-se que a terra era próspera. Em 1939, um número maior de família deixaram suas origens e vieram em busca de riqueza. Nesta época chega ao núcleo urbano a estrada estadual.

Primeiras Atividades: Foram desenvolvidas atividades agrícolas, onde predominava o plantio de milho e feijão. Foram instaladas, em 1939, três casas de comércio, uma serraria e uma sapataria.

CRIAÇÃO DO DISTRITO DE CELSO RAMOS:

Pertencentes ao Município de Lages, em 1957, através da Lei n° 145/57, de 14.12.1957, foi elevado à categoria de Distrito, passando a chamar-se de Celso Ramos, em reconhecimento ao ex-Governador do Estado “Dr. Celso Ramos”. Em 1961, com a elevação do Distrito de Anita Garibaldi, a categoria de Município, Celso Ramos passou a pertencer ao novo Município.

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO: O Município de Celso Ramos foi criado pela lei nº 7.585, de 26 de abril de 1989. Sua instalação se deu em 01 de janeiro de 1990.