CELSO RAMOS GANHA R$495.691,93 PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Desde agosto de 2021, a Administração Municipal vai em busca de recursos para a iluminação pública através de projetos e estudos para apresentar a Celesc. Na última semana, o município de Celso Ramos foi contemplado com o Programa de Eficiência Energética do Governo do Estado junto a Celesc. Os dados da própria Celesc apontam que era gasto uma média de 18.399,67 mWh/mês e há uma projeção de economizar 52,39%, passando a 8.759.67 mWh/mês, com a troca das luminárias para as de led. Com isso diminuirá os gastos também da Prefeitura Municipal. Serão colocadas 245 luminárias contemplando em torno de 30 ruas.

Além disso, será substituído alguns braços da iluminação pública que suportarão as luminárias de LED e a instalação de relés fotocontroladores individualizados por luminária. O valor total desse projeto é de R$495.691,93, sendo R$485.087,85 provindos do próprio programa e R$10.604,08 de contrapartida municipal.

A proposta do projeto visa eficientizar o sistema de iluminação pública do município, mantendo a qualidade do nível de iluminação recomendados pelas normas técnicas. Para tal, foi realizado estudo luminotécnico considerando os principais tipos de vias encontradas no município de Celso Ramos, de forma a uniformizar o sistema de iluminação em geral. Com a contemplação irá gerar uma economia que futuramente poderá contemplar as demandas das demais localidades com a colocação de lâmpadas de led, sem que a mesma tenha de aumentar o valor da COSIP.